Pesquisar por cursos... Pesquisando por Sem resultados para Ver todos os cursos com

Fórum

arrow_back

Gerar Código/Matriculas sequenciais automaticamente

JOSIMAR CARNEIRO SOARES DE FRANCA

18/08/2022 14:58:19

Boa tarde.

Como consigo fazer para gerar códigos e/ou matrículas sequenciais aleatórias na hora de cadastrar, por exemplo, um fornecedor?

Ex: 1º Cadastro gerar o numero 1, 2º Cadastro gerar o numero 2 e assim sucessivamente.

Icaro Antunes

25/08/2022 10:48:22

Olá, Josimar! Tudo bem? Segue meu tutorial para que você consiga fazer isso que deseja:

Peguei de exemplo essa diagramação de dados apenas para te mostrar mais claramente.

O codCliente é o código que irá ser gerado automaticamente toda vez que eu criar um cliente, ignore a entidade Venda, pois não a utilizaremos.



Dê um duplo clique na entidade cliente: Note que, por padrão, a chave primária é um id, clique no "+" para adicionar e vais ver que ela é um tipo texto, e o permite nulo de todos os atributos vem desmarcado, eu que escolhi marcar os dois de baixo para ser obrigatório.

Mude para ficar conforme a imagem abaixo:


Agora vou explicar como e a razão dessa mudança: Por padrão, o Cronapp trabalha com id sendo um hash de UUID, que é uma chave com vários caracteres para gerar id automatico e dar mais segurança para as aplicações.

Essa configuração é padrão do texto, prova disso é que, se você clicar no tipo texto e logo depois abrir a configuração dessa chave clicando no botão abaixo, vais ver um "Nova Guid", que é justamente o nome para esse hash automático de uuid.


Logo, para mudar isso, basta mudarmos de texto para Inteiro(marque também o permite nulo, pois na hora que o usuário tiver cadastrando um cliente, ele vai deixar o campo nulo para que seja preenchido automaticamente pela sequência)

Abra novamente e veja que só de mudar para inteiro, já seleciona o autroincremento automaticamente!

Você também tem diversas outras configurações para fazer o que desejar, porém sua pergunta foi direciona a essa. Salve tudo e vamos para os próximos passos.


Salve e gere a camada de persistência:



Crie uma visão para entidade cliente e marque todos atributos:

Vá na página Cliente gerada automaticamente e clique sob o código do cliente, vá em requerido na configuração de propriedades e bote como não requerido.


Bote no menu a página cliente, para que quando clicar nela, direcione para o formulário criado no passo anterior


Salve tudo e execute a aplicação, vá na página de cadastro de cliente e adicione um cliente. Note que estou deixando vazio o codCliente, pois ele vai permitir nulo, uma vez que irá preencher sequencialmente e automaticamente.


Veja o resultado:


Fiz dois testes, botando seu nome depois, e quanto mais nomes for adicionando, o código irá ser incrementado de 1 em 1, incremental.. e assim sucessivamente.


Espero que tenha ajudado, qualquer dúvida ou problema estamos à disposição!

Bons estudos!