Pesquisar por cursos... Pesquisando por Sem resultados para Ver todos os cursos com

Fórum

arrow_back

Modal

José Carlos Vendrame

17/05/2022 14:04:51

Olá

Tenho 2 entidades (Funcionário e Endereço). A partir do form FUNCIONARIO eu abro um modal para inserir o Endereço. Minha dúvida é como fazer a ligação das duas entidades.

Icaro Antunes

20/05/2022 12:17:02

Olá, José! Então, já que tens duas entidades sendo elas Funcionario e Endereco , vamos precisar relacionar as duas indo no diagrama de dados e clicando em uma dessas três opções:


1to1 significa que você vai relacionar o funcionário com o endereço de forma que um funcionário tenha um e somente um endereço. Para fazer esse relacionamento basta clicar no botão "1to1", em seguida clicar na entidade Funcionario e depois na entidade Endereco.

Você também pode usar outras regras de negócio, de acordo com sua necessidade de aplicação. Seu usuário pode ter vários endereços mas um endereço só pode ser de um funcionário? 1toN


Os funcinários podem ter vários endereços e um mesmo endereço pode ser de vários funcionários? NtoM.


Continuando, ao relacionar você irá notar que uma ligação de atributo endereco será ligado com a entidade Endereco


Agora seus dados já estão relacionados, basta configurar como desejar. Para testar isso, salve e gere uma camada de persistência


Clique com o botão direito sob a entidade Funcionário e gere uma visão, para assim criar um crud para essa entidade.


Mantenha os dados padrão, clicando em avançar e prosseguir, ou personalize dizendo para a plataforma quais dados você deseja.


Por fim, vá no menu home, clique sob o menu do crud como mostrado na imagem e clique tambpem nas suas configurações.

Crie uma nova aba para menu e diga que a ação será direcionar para a página criada de visão da entidade(de acordo com o nome que você deu)



Por fim, salve e execute sua aplicação. Vá na página funcionário e veja que ao clicar  em adicionar, você pode adicionar um endereço para ele.



Qualquer dúvida sobre algo mais específico que queiras fazer, basta perguntar que estamos à disposição para ajudar.

José Carlos Vendrame

24/05/2022 21:41:19

Olá Ícaro,

Obrigado pelo pronto retorno.

Mas essa configuração eu já fiz.

Essas são as entidades e seus respectivos relacionamentos


Form Cliente

Após adicionar um registro, clica no ícone ENDEREÇO para abrir o FORM ENDEREÇO


Minha dúvida é:

ao adicionar o endereço, como relacionar esse registro com o respectivo campo da tabela cliente